segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A educação como forma de vencer preconceitos

por Fernanda Novaes Cruz

Basta conhecer um pouco da história brasileira, para identificarmos a marginalização de determinados grupos culturais, seja por questões étnicas ou raciais. Neste ponto, merece um destaque especial a questão dos negros e indígenas.
Séculos já se passaram desde o período de dizimação e doutrinação indígena realizado durante a Colonização do Brasil, e pouco mais de um século nos separa da Abolição da Escravidão. Mas será que esses grupos já foram efetivamente colocados em grau de paridade com os demais grupos? Evidente que não.
Para tal, basta entrar nos corredores de uma universidade, de uma repartição pública e afins e perceber que negros e índios, ainda fazem parte da minoria.
Mas nem tudo é como antes, felizmente, graças a ação de movimentos sociais e de determinados órgãos e pessoas, são cada vez maiores as iniciativas de inclusão das minorias. Porém, ainda existe um problema talvez até maior do que a inclusão de fato, o preconceito, ainda existente em pleno século XXI.
Como forma de destruir o preconceito, vejo apenas uma saída, a educação. Neste ponto é louvável medidas como a lei que obriga o ensino da cultura afro e indígena nas escolas. É este o objetivo do nosso blog e do nosso curta-documentário, levar para dentro da Universidade esta discussão. Esta lei está realmente sendo cumprida? Os professores conhecem essa lei? Como os alunos recebem esses novos conteúdos? Estas são questões que merecem espaço não apenas neste blog, ou na matéria de Psicologia da Educação, mas em nossa formação como cidadãos.
Por fim, encerro com o pensamento do antropólogo Fredrik Barth: " Por mais frágeis e pouco reconhecidos que possam ser os pontos em comum, é com eles que devemos começar, sempre pretendendo expandí-los progressivamente mediante a exploração de questões compartilhadas. Somente assim, as dicotomias das fronteiras étnicas podem ser superadas, por meio do foco em vidas inteiras e na continuidade da variação cultural que atravessa a sociedade mais ampla."

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