segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ENTREVISTA E CONSIDERAÇÕES

Vanessa ,em sua opinião qual é o efeito do aprendizado da cultura africana no que se diz a respeito de seus ritos religiosos em alunos cujas as comunidades são dominadas por cultos pentencostais protestantes ?
Tendo como exemplo a comunidade em que trabalho, os efeitos foram péssimos. Quando a temática chega na Religião Afro, parece que foi falado algo errado. A comunidade possui maioria evangélica e foi feito um abaixo assinado para que os alunos não aprendessem nada sobre a "Religião do Demônio". Se uma criança pode aprender sobre deuses gregos, egípcios; poque não pode ouvir nada sobre os deuses africanos?
Deveríamos ter professores mais preparados para essa temática, pois muitos não sabem o que, nem como ensinar sobre Cultura Afro e Indígena. As escolas poderiam fazer reuniões com suas comunidades, explicando os motivos da criação dessa lei para os pais, pois muitos não tiveram a oportunidade de ver isso na escola. 

A ignorância deve ser combatida com informação .

1º Informar sobre religiosidade não significa cultuar .
2º Orixás e exús não são Demônios , pois o mesmo é uma figura de origem Cristã ,e não africano .
3º O Estado é laico mas a cultura popular é patrimônio de todos .
4º As matrizes africanas e indígenas são tão importantes quanto a européia .
5º A democracia é construida com o respeito aos direitos e deveres de todo e qualquer cidadão , seja ele : branco , negro , índio , cristão ou não .
6º O estudo de outras culturas é vital para compreender-mos o pensar e o agir de nossos semelhantes .

Um comentário:

  1. "Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas."
    Romanos 2:1

    Gostaria de deixar a minha opinião neste blog tão "democrático" e principalmente ao colega Marcelo e Ricardo, pessoas desprovidadas de qualquer tipo de preconceito religioso, principalmente para com os evagélicos!
    Agora falando śerio! Acho realmente uma pena que nesta comunidade os pais tenham tido uma atitude tão extrema e até fanática. É bem verdade que no seguimento "evangélico/ protestante" bem como em qualquer "religião" existem pessoas radicais e até mesmo ignorantes no sentido literal da palavra, acredito que este tenha sido o caso dos pais desses alunos. Contudo também é inegável que aqueles que criticam e crucificam os "evangélicos" (eu particularmente prefiro a nomenclatura de cristão- pequenos cristos) que se julgam desprovidos de preconceito, são extremamente ignorantes a cerca da fé cristã evangélica/ protestante e preconceituosos e na maioria das vezes discriminam aqueles que professam a fé cristã.Exemplo fiel do que estou falando é este post, que diz que a consideração final do grupo e x, quando eu enquanto membro do grupo não fui comunicada, e muito menos ouvida.
    Enquanto Cristã, e pertecendo ao grupo em momento nenhum me opus a divilgação de fotos da umbanda e da sua origem,prova de que nem todo "evangélico" é preconceituoso, volto a dizer, existe fanatismo em quanlquer religião. O catolicismo em nome da fé matou milhares de milhares com as inquisições. O islãmismo em nome de Ala continua matando ao redor do mundo (inclusive muitos cristãos evangélicos morrem ainda hoje, é só jogar no google perseguição a cristãos que vocês irão encontrar), assim como outras milhares de religiões.
    De acordo com a minha regra de fé que está baseada na Bíblia, cada indivíduo tem o livre arbítrio, e podem sim escolher ser o que quiserem ser (cada escolha traz consigo consequências, boas ou ruins). Ao contrário do que o colega marcelo postou há espaço para opnião de todos em uma congregação evangélica, pois o "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras" Mateus 27:51. Isto significa que não precisamos de intermediários para nos relacionarmos com Deus. Pastores, caro colega, são pessoas separadas por Deus para conduzir o povo no caminho, que cremos que é Jesus! "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6.
    Muito se fala sobre o pentencostalismo, mas de maneira vã e leviana. Eu te pergunto o que é ser pentecostal?
    Sugiro que leia os primeiros capítulos do livro de Atos do apóstolos, e se tiver tempo leia também a partir do capítulo 14 do evangelho de João,assim quem sabe vc terá um pouco mais de propriedade para falar (apesar de que só quem vive pode falar com propriedade, porque como falar sobre algo que não conheço na prática, não é verdade?!).
    Em relação a "exclusões", não conheço o caso de pessoas terem sido excluídas por querer seguir outras "religiões". Até mesmo porque nada é por força ou violência (Zc 4:6), e como te falei a pessoa que se propõe a viver a fé cristã, tem que estar disposta a se submenter a bíblia, não a pastores ditadores como você colocou!
    Que este comentário sirva de reflexão! Será mesmo que vc que está lendo não é preconceituoso no que diz respeito a fé Cristã evangélica?
    Bom fica o desabafo de alguém que desde que ingressou nesta universidade (UERJ) tem ouvido absurdos como o descrito acima e sido sim alvo de chacota pela fé que professo. Fica a dica, o espelho é sempre bem vindo, façamos uma auto análise e quem sabe conseguiremos admitir que todos nós ainda temos que nos despir de muito preconceito e assim como Jesus, aprender a amar, respeitar e conviver com o próximo.

    Débora Viana

    ResponderExcluir